iinspiradas

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Argila: benefícios para pele e cabelo

às
E o tema da semana é ARGILA! Desde que descobri os benefícios da argila para a pele e o cabelo, no início de 2016, não vivo mais sem.
A primeira coisa que me chamou a atenção, quando comecei a pesquisar sobre o assunto, foi a variedade de argilas existentes e a especificação de uso de cada uma.
E aí cheguei a novos questionamentos, tipo, qual escolher? Qual a ideal para minha pele? E para o cabelo? Porque tantas cores?

Pois bem, cada argila possui suas características especiais, de acordo com os minerais que a compõe, como, por exemplo, Titânio, Magnésio, Cobre, Zinco, Alumínio, Cálcio, Potássio, Níquel, Manganês, Lítio e Sódio. Os minerais encontrados nas argilas funcionam como potencializadores de determinados efeitos, tais como, ativadores do metabolismo, antioxidantes, calmantes, cicatrizantes, descongestionantes, purificadores e bactericidas e a maior quantidade de um desses minerais na argila determina a sua coloração e a indicação de uso.
Há uma grande variedade de argilas, tais como a verde, branca, roxa, amarela (ou dourada), marrom, vermelha, rosa, preta (também conhecida como lama vulcânica), branca da Amazônia e Rhassoul e podem ser usadas na pele e no cabelo.
A máscara de argila no cabelo aumenta a oxigenação do bulbo capilar e estimula o crescimento dos fios (oba!), além de realizar uma limpeza profunda e agir como um detox capilar.
Sobre o rosto, a máscara de argila, conforme os minerais que a compõe, pode atuar como cicatrizante, antiinflamatório, tensor, desintoxicante, hidratante e ativador da circulação, só para citar alguns dos benefícios.
Só para apontar a característica e/ou benefício principal de algumas argilas:
- Amarela – desintoxicante, adstringente e ativadora da circulação;
- Branca – revitalizadora e clareadora de manchas;
- Cinza – antiinflamatória e cicatrizante (mistura da branca com a preta);
- Marrom – ativa a circulação e tem efeito equilibrante e revitalizante;
- Preta – ativa a circulação, adstringente, cicatrizante, antiinflamatória, desintoxicante e produz efeito tensor;
- Verde – esfoliante, adstringente e desintoxicante;
- Vermelha – regula a microcirculação cutânea e tem efeito regulador e tensor;
- Roxa – efeito tensor;
- Rosa – tonificante e antialérgica (mistura da vermelha com a branca);
- Branca da Amazônia – regeneração e limpeza (formada nas ribanceiras dos rios após as inundações provocadas em época de chuva); e
- Rhassoul – detox.

É muito importante, antes de comprar, verificar se a argila é orgânica e certificada, pois isso irá garantir o grau de pureza desse produto, bem como se está esterilizada e sem impurezas, não havendo risco de comprar um produto realizado através de extração não sustentável de solos não renováveis ou de lugares contaminados por produtos químicos, como, por exemplo, agrotóxicos.
Sempre desconfie de uma argila vendida com um preço muito barato, pois provavelmente essa argila foi extraída através de empresas que não adotam políticas de sustentabilidade, gerando degradação ao meio ambiente. Em relação ao armazenamento, a argila deve ser mantida, preferencialmente, em potes de vidro e, quando bem armazenadas, podem ser guardadas por tempo indefinido. 
A preparação da máscara é bastante simples, devendo ser evitado o uso de utensílios de metal. Acrescenta-se aos poucos água (de preferência filtrada), soro fisiológico ou chá, até ganhar uma consistência firme, passando no rosto e/ou cabelo, deixando agir por até 20 minutos. 
Deve-se evitar massagear o couro cabeludo ou a pele durante a aplicação, pois o atrito pode danificar os fios e arranhar a pele, bem como deve ser usada no máximo duas vezes por semana, para evitar o famoso efeito rebote.
Das argilas para o cabelo, a minha favorita é a Rhassoul, originária do Marrocos, que age limpando profundamente, removendo toxinas, metais pesados e oleosidade dos fios. Além disso, ajuda a dar volume e brilho ao cabelo.
Aqui no Brasil é possível encontrar a argila Rhassoul em pó através da Zeena Cosméticos e eu costumo usar misturada com a uma máscara hidratante.
No rosto, eu prefiro usar máscaras já prontas e atualmente uso as da Arte dos Aromas. Aproveitei uma super promoção de uma loja daqui de Porto Alegre (http://www.espacoveg.com) e comprei cinco.
Sei, baita consumismo, mas estou usando duas vezes por semana e alternando as máscaras e está sendo uma experiência incrível. Minha pele está ótima!
As máscaras de argila da Arte dos Aromas são naturais e veganas, bastante cremosas e de fácil aplicação. do mesmo modo, não há qualquer dificuldade quando da retirada da máscara do rosto.
São facilmente encontradas em lojas de produtos naturais e orgânicos e o preço é bastante razoável (em torno de R$ 30,00, cada). Vem em embalagens plásticas de 90 gramas e todas tem um bom rendimento, não sendo necessário grande quantidade de produto para cobrir todo o rosto. A orientação é para deixar agir por 20 minutos, à exceção da máscara de argila vermelha, que é recomendada a aplicação de 15 minutos.
 Eu aproveito para tomar o café da manhã e ler as notícias enquanto a máscara está agindo. O tempo é perfeito para isso. Para retirar, basta enxaguar bem, tirando a máscara com movimentos suaves deixando a pele pronta para passar um tônico ou o creme antiidade.
Importante referir que durante a aplicação da máscara ou, até mesmo logo depois de retirada, é normal ter sensação de que a pele está "pinicando" ou até ter um pouco de vermelhidão no local, isso acontece porque a circulação é ativada.
Vamos a cada uma delas:

A Máscara Facial Argila Verde e Tea Tree é indicado para a limpeza facial e recomendada para peles normais e oleosas pois sua formulação tem alto teor de oligoelementos que ajudam a eliminar as toxinas da pele e combater os radicais livres promovendo a limpeza profunda. Possui óleo essencial de Tea Tree, também conhecida como Melaleuca, na formulação o que auxilia no tratamento contra acne, além de combater a oleosidade excessiva, além de ajudar a eliminar marcas e linhas de expressão, podendo ser usada, também, nas costas.

A Máscara Facial Argila Branca tem ação iluminadora, sendo ideal para peles sensíveis e delicadas, absorvendo a oleosidade excessiva sem ressecar a pele, além de remover as impurezas e devolve a luminosidade e vitalidade natural da pele, atuando na eliminar marcas e linhas de expressão.

A Máscara Facial Argila Amarela possui elevado teor de silício que ajuda na formação do colágeno da pele e garante o efeito tensor que melhora e suaviza as linhas e marcas de expressão, sendo indicada para todos os tipos de pele atuando na renovação e regeneração, com efeito hidratante, aumenta a elasticidade e ilumina a pele. Além disso, é rica em Dióxido de Silício e Silício, elemento catalisador para formação da base de colágeno da pele e, por essa razão, é indicada para rejuvenescimento e tratamentos cosméticos.

A Máscara Facial Argila Vermelha tem uma fórmula rica em silício, ferro, alumínio e titânio o que ajuda a suavizar as linhas e marcas, além de eliminar as toxinas e combater os radicais livres, estimulando a circulação e promovendo a renovação e regeneração da pele. É indicada para peles cansadas, maduras, finas e sem brilho e pode ser usada, também, no colo e no dorso da mão.

Máscara Facial Argila Cinza ajuda a suavizar as linhas e marcas, sendo indicada para todos os tipos de pele, em especial para peles cansadas e sem vitalidade diante de sua ação de renovação e regeneração celular. Também elimina as toxinas e combate os radicais livres, garantindo uma limpeza profunda. Pode ser usada também no colo. 

Portanto, são inúmeros os benefícios da utilização da argila na pele ou no cabelo, sendo necessário, tão somente, um pouco de paciência para buscar e definir qual a argila ideal para suas necessidades, podendo encontrá-las em lojas físicas ou pela internet, não se esquecendo de adquirir argilas orgânicas e certificadas para não correr riscos e aproveitar ao máximo o tratamento que as argilas têm para oferecer.

8 comentários:

  1. Amei esse post! Muito bem explicadinho!! Adquiri as argilas e vou começar a usar! Obrigada pelas dicas valiosas, Ane Ossanes! Amando as Inspiradas!

    ResponderExcluir
  2. Amei esse post! Muito bem explicadinho!! Adquiri as argilas e vou começar a usar! Obrigada pelas dicas valiosas, Ane Ossanes! Amando as Inspiradas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post te foi útil! Fico super feliz e motivada a continuar a escrevendo! Beijos mil.

      Excluir
  3. Eu ameeeeeei!!! já quero mais argila pra minha vida!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já te aviso que a argila vicia... hehehehe... quando vemos os resultados na pele e no cabelo, não vivemos mais sem. Vira item de primeira necessidade!

      Excluir
  4. Adorei a matéria! Muito explicativa!
    Parabéns às autoras do blog pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Fico feliz que tenha gostado do post! ^_~

      Excluir
  5. Não tinha deixado meu comment quando eu li a primeira vez pq estava com a internet ruim! Agora posso elogiar! AMEEEEI!!! O difícil é escolher qual eu quero.. Podiam vender em menores quantidades né hahaha comprava tudo! Beijão, querida!

    ResponderExcluir