iinspiradas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Solução Natural para Pés Cansados e Ressecados!

às
E eu arrebentei outro chinelo... Sim, faço isso com regularidade. Não sei qual o problema com meus pés, mas eu consigo arrebentar um chinelo a cada dois meses, mais ou menos. O problema foi que dessa vez destruí meu chinelo nos dias que antecederam o recesso do tribunal onde eu trabalho e do Natal. Não poderia ter escolhido pior data. A correria de final de ano somada ao volume de trabalho me impediu de sair para comprar um novo par e como conseqüência, passei uma semana andando pela casa com os pés descalços. A conseqüência da conseqüência foi ficar com os pés rachados e duros.


O problema não é apenas estético, mas também de saúde, visto que manter os calcanhares rachados podem ocasionar, além do tradicional desconforto, sangramentos e infecções.

E o que fazer???

Uma das soluções seria usar uma das tão conhecidas “meias esfoliantes”, mas sinceramente, custam em torno de R$ 50,00 (para usar uma única vez) e embora eu tenha visto muitas amigas usarem e terem bons resultados, eu acho “caro prá caramba”!

Mas para tudo existe uma solução e encontrei uma receita prática e caseira para isso. Estou falando do tão conhecido Bicarbonato de Sódio!

Sim, estou falando deste incrível composto cristalino, solúvel em água e com sabor alcalino que tem se mostrado extremamente versátil e um grande aliado no dia a dia, já que possui diversas utilidades, tais como na culinária (como fermento, remoção de agrotóxicos de alimentos e amaciar carne), limpeza (de pisos, azulejos, rejuntes e roupas), cosméticos (desodorantes, eliminação de olheiras, amaciar cutículas e lavar cabelos) e para eliminar odores (geladeira, sapatos e até na caixa de areia de gatos), só para citar algumas das utilidades desse produto.

Embora a maioria das pessoas ainda prefira utilizar os cosméticos tradicionais amplamente oferecidos no mercado, a cada dia um maior número de pessoas estão descobrindo e aproveitando os benefícios do bicarbonato de sódio.

Ademais, o preço também é um incentivo ao uso, pois o valor médio de um quilo de bicarbonato de sódio é de quinze reais.

A receita? Mais básica impossível: em uma bacia com água morna, adicione três colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe os pés submersos por quinze minutos.
Nada mais.
Dá para incrementar?
Sim, é possível.
Pode-se acrescentar na água algumas gotas de Óleo Essencial de Lavanda, Melaleuca (Tea Tree), Hortelã Pimenta, Limão ou Eucalipto, diante de suas propriedades antiinflamatórias, antissépticas e regenerativas.

Além dessa deliciosa imersão (que vamos combinar, por si só já é relaxante) uma boa ideia é aplicar Óleo de Gergelim, que contém vitamina E em abundância e, assim sendo, é um excelente hidratante e emoliente, deixando a pele hidratada e nutrida, ou a manteiga de Karité, que aumenta a produção de colágeno e melhora a regeneração das células.

Tanto o óleo de Gergelim quanto a manteiga de Karité podem ser aplicados à noite, com meias para dormir ou com os pés enrolados em filme plástico.

Durante o processo, que pode levar alguns dias, evite lixar os calcanhares, pois as lixas agridem demais a pele o que acaba estimulando uma maior produção de queratina (cuja função é proteger os pés) fazendo com que ocorra o engrossamento, ressecamento e rachadura dos calcanhares, exatamente o que se está tratando (na verdade, o ideal é nunca lixar os pés, mas se achar imprescindível, utilize pedra pomes ao invés de lixa).

Assim, esse simples tratamento não apenas vai melhorar a aparência dos pés, deixando-os macios, sedosos e extremamente limpos, como ainda vai revitalizá-los e deixá-los descansados.

Como classifiquei o estado dos meus pés entre “lamentável” e “crítico”, optei pelo método “bacia com bicarbonato e Óleo Essencial de Melaleuca” durante o dia e “bandagem de manteiga de Karite” durante a noite.


E o resultado?
Pois bem, o processo todo durou três dias e achei tudo bastante satisfatório.
Talvez tenha sido, inicialmente, por ter conseguido parar por 15 minutos para deixar os pés de molho. Parece bobagem, mas nos envolvemos tanto com as coisas do trabalho, família e da casa que o nosso próprio conforto, e até mesmo cuidados, acabam por ficar em segundo plano.

Então essa pausa diária com os pés na água morna – mesmo no calor do verão – foi muito relaxante. Aquele momento diário para sentar e esquecer um pouco dos compromissos e se afastar da rotina.

Só por esse motivo, já valeu a pena.
Quanto ao critério maciez dos pés, nota 10. Já no dia seguinte percebi que a planta dos pés estava muito macia, até mesmo na área rachada do calcanhar, sendo que as rachaduras sumiram no terceiro dia.

Os pés ficaram visivelmente hidratados e considerando a ausência de uso de produtos químicos dos cosméticos tradicionais, o período de três dias é bastante satisfatório.

Na realidade, quando usei Bepanthol Creme para este mesmo fim há uns meses atrás, foi necessário o período de uma semana de uso noturno (dormindo com os pés envoltos em filme plástico).
Só para esclarecer, nada contra o uso de cosméticos para tratar os pés, mas a ideia foi testar algo mais simples, barato e que fosse igualmente eficaz. Desde o início do ano de 2016, meu foco tem sido utilizar produtos orgânicos, naturais e técnicas caseiras, substituindo os cosméticos tradicionais e cheios de produtos químicos.

Como tenho utilizado o bicarbonato para muitos fins (limpeza da casa, roupa, colchões, dentre outras), fiquei muito feliz ao encontrar várias receitas caseiras com bicarbonato para o tratamento dos pés.

Ainda não tive a oportunidade de usar qualquer produto orgânico/natural para os pés/mãos, mas está na lista de itens a serem testados. Até lá, vou seguir com as receitas caseiras.

Só me arrependo de não ter tratado um pé só com o bicarbonato e outro com o bicarbonato, óleo essencial e manteiga de Karité para ver as diferenças. Quem sabe na próxima vez que eu arrebentar o chinelo!

6 comentários:

  1. Suas receitinhas naturais salvam vidas! Eu amo!!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro seus textos, seu jeitinho de mãe me encanta e suas dicas naturais são muito fofas, é lindo de ver que vc tem a solução natural pra tudo ♥

    ResponderExcluir
  3. Estou encantada com tanta novidade é idéias eficazes! Minha mãe tem esse problema! Obrigada por tantas dicas bacanas gurias! Seguindo vcs!

    ResponderExcluir
  4. Estou encantada com tanta novidade é idéias eficazes! Minha mãe tem esse problema! Obrigada por tantas dicas bacanas gurias! Seguindo vcs!

    ResponderExcluir
  5. Essa é novidade para mim!! Bicarbonato mil e uma utilidades!
    Faz tempo que não faço uma sessão de SPA aqui em casa!
    Adorei!

    ResponderExcluir