iinspiradas

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Alerta: você está cuidando de suas mãos?

às
Depois do olhar, o contato ocorre através das mãos... seja um simples aperto de mãos, quem sabe um abraço ou um carinho.

E como estão suas mãos?
Catherine Jones-Douglas
Fato é que nos dedicamos aos cuidados diários com cabelo, rosto e corpo e nos descuidamos com nossas mãos, que também necessitam ser hidratadas e cuidadas, pois a falta desses cuidados podem ocasionar o aspecto envelhecido, manchas e sinais de perda de elasticidade.

Na correria do dia a dia e até mesmo em razão da nossa dupla jornada (casa/trabalho ou família/casa) ou da tripla jornada (família/casa/trabalho), relevamos o cuidado das nossas mãos a um segundo plano – ou a nenhum plano.

                    Madonna
O envelhecimento é um processo natural e devemos aceitá-lo, mas isso não quer dizer que devemos nos descuidar também, ressaltando que isso não é algo que acontece para nós “pobres mortais”, pois o descuido com a pele das mãos podem ser observados, inclusive, entre as celebridades, que se preocupam com a boa forma, o aspecto do rosto, cabelos bem cuidados e não tem tido muito sucesso quanto o assunto é o envelhecimento das mãos.

Você já reparou que a pele das nossas mãos é mais fina do que a que reveste o resto do corpo? E justamente essa pele é a que fica mais exposta ao Sol, vento, chuva, além de toda a química contida nos produtos de limpeza usados diariamente.

            Sarah Jessica Parker

Tudo isso contribui para a desidratação e envelhecimento da pele das nossas mãos, relembrando que também existe o fator idade, pois com o passar dos anos há diminuição da produção de estrogênio o que afeta a produção de colágeno que é, justamente, o que dá resistência e elasticidade à pele. 
Não quero assustar ninguém, mas, se você pretende manter a aparência jovial de suas mãos, é importante manter uma rotina de cuidados diário, pois as conseqüências desse descuido podem aparecer já aos 30 anos, com o aparecimento de manchas e, a partir dos 40 anos, quando as mãos começam a perder gordura e massa muscular, veias e tendões ficam mais visíveis e a pele visivelmente ressecada.
              Paris Hilton

É claro que atualmente são muitas as opções de tratamentos para o chamado rejuvenescimento das mãos, tais como, tratamento com Luz Intensa Pulsada, laseres fracionados, peeling químicos, eletroporação, Radiofreqüência, Drug Delivery com Microagulhamento e preenchedores, mas a verdade é que com cuidados diários e naturais, inclusive com produtos que já temos em casa, podemos cuidar das nossas mãos sem a necessidade desses dispendiosos tratamentos cosméticos amplamente divulgados e, falando sinceramente, desnecessários se tomarmos as devidas precauções.

Fergie
Pequenos cuidados no dia a dia podem atenuar alguns problemas já existentes e retardar os efeitos dos fatores externos que afetam a pele. Veja que simples as seguintes dicas:
Não apenas as suas mãos, mas todo o seu corpo agradece.
Mantenha suas mãos sempre bem hidratadas com cremes específicos a base de uréia, óleo de uva e ácido glicólico aplicando sempre que necessário. Deixe os cremes bem à vista, não esqueça que lavamos nossas mãos várias vezes ao dia e acabamos por retirar boa parte do creme que utilizamos. 

Isso me lembra que temos que ter cuidado com os sabonetes que usamos, pois ao lavarmos muito as mãos, aumentamos consideravelmente o ressecamento da pele e, por essa razão, o ideal é a substituição do sabonete tradicional por um à base de aloe vera (babosa). Utilize álcool gel apenas quando for necessário, pois o uso constante deste produto pode gerar ressecamento, coceira e vermelhidão na pele.

Use luvas sempre que for manusear produtos de limpeza – e até mesmo quando for lavar a louça – dê uma olhada nos rótulos e assombre-se com os produtos químicos que compõem esses produtos e tenho certeza que nunca mais esquecerá de usar luvas e pensará com carinho em buscar alternativas naturais para a limpeza de casa (mas isso será assunto para outro post).

Lembre-se que a exposição direta ao sol facilita a aparição de manchas, portanto, não esqueça do protetor solar, inclusive quando for sair de carro. Às vezes não nos damos conta que dentro do veículo, nossas mãos no volante estão expostas ao Sol.

Faça esfoliações rotineiramente. Aproveite a borra do café passado pela manhã e passe em movimentos circulares e suaves por alguns minutos e depois lave. Você vai perceber rapidamente os efeitos dessa esfoliação simples, que também pode ser usada para retirar o cheiro de comida que ficou nas mãos após preparar o almoço (#ficaadica). 

Se quiser aprimorar a esfoliação, acrescente óleo de coco à borra de café e garanto, não vai se arrepender. Isso se deve ao fato de o café ser rico em propriedades antioxidantes e o óleo de coco possuir vitamina E que combate a flacidez e os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento cutâneo. Além disso, essa máscara pode ser usada, também, para o rosto, devendo, apenas ser evitada a área dos olhos (#ficaadica2).


Use vapor nas mãos. Aproveite enquanto está cozinhando e deixe o vapor daquela panela com água envolver suas mãos e depois aplique um creme hidratante e verá como suas mãos ficarão macias.

Cuide de suas unhas e cutículas. Não roa as unhas, que além da questão estética, pode fazer com que bactérias e outros organismos se depositem embaixo delas. 
Do mesmo modo, não morda ou puxe/rasgue as cutículas, pois pode fazer com que a pele ao redor fique solta e acabem ressecadas, além disso, cuide para passar creme e esfoliar esta região também.

Ademais, para retirar o esmalte, busque alternativas à acetona, que resseca e enfraquece as cutículas. Já existem no mercado removedores mais suaves, livres de acetona (eu gosto do óleo de banana).

E claro, cuide de sua alimentação. Manter uma dieta equilibrada e rica em alimentos antioxidantes vai auxiliar na saúde de sua pele, além de ajudar a diminuir as manchas e sardas das mãos.
E isso é o que temos para hoje Inspiretes. Espero que tenham gostado das dicas do post e que nos acompanhem nas nossas redes sociais para saber as novidades do blog.
E como estão as suas mãos?


iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas

2 comentários:

  1. Logo depois das mãos estão colo e pescoço na lista de campeões do envelhecimento! Eu já incluí esses cuidados na minha rotina diária, afinal a idade é reflexo do espírito... se a gente cuidar do corpitcho certinho, né?! Rsrs

    Parabéns pelo texto, Ane! 💋

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Ana! Que bom que já toma cuidado com aquelas partes do corpo que temos tendência a esquecer! ^_~

    ResponderExcluir