iinspiradas

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Novidade da Zeena Cosméticos: tingindo o cabelo sem química.

às


A Henna (Lawsonia Inermis Linné) é uma forma natural e milenar para tingir e tratar os cabelos. São muitos os benefícios adquiridos através dessa preciosa planta, que pigmenta os fios sem a necessidade de qualquer química, e que tem se tornado cada vez mais popular. E o melhor, já é possível encontrar no mercado várias marcas desse produto incrível e saudável. Agora, junte um produto incrível com uma marca incrível e qual é o resultado?
Pois sim, lhes apresento a Henna em pó da Zeena Cosméticos.


Uso henna em pó para tingir meus fios brancos que insistem em aparecer principalmente em uma mecha no melhor estilo Vampira do X-men há mais de um ano.
Optei pelo uso da henna após uma descoloração que deu muito errado. Tive corte químico, perdi os cachos do meu cabelo e foram meses de tratamento para tentar recuperar a saúde dos fios – o que não consegui – e tive que, pacientemente, esperar meu cabelo crescer todo de novo.
E pensem em um cabelo com preguiça para crescer... É o meu. O processo de esperar crescer e ir cortando a parte danificada levou mais de um ano. Um período sofrido em que decidi que não usaria mais química no meu cabelo, ainda que amasse as madeixas ruivas que usei por mais de dez anos. Mas estava decidida. Nada mais de tintas. Nada mais de água oxigenada. E cabelos brancos... Oh céus... O que fazer com os cabelos brancos.
E foi nesta fase que encontrei o universo dos produtos naturais e neste novo mundo de produtos, conheci a Henna e descobri o quanto ela é melhor que as tinturas químicas.
Para quem não conhece, ou apenas ouviu falar e não sabe muito bem do que se trata, a henna é uma planta, cujo extrato possui um pigmento acobreado, podendo tingir o cabelo em tons que vão do alaranjado ao avermelhado, de acordo com a cor do cabelo sobre o qual é aplicada.
Desta forma, quanto mais claro for cabelo, mais alaranjado ficará e os cabelos mais escuros, por sua vez, irão se aproximar de um tom mais avermelhado.
Coloco abaixo uma tabela de cores, para notarem a diferença de tonalidades alcançadas pela Henna.

E diferente das tinturas industrializadas que contém uma quantidade enorme de produtos químicos que prejudicam os fios, além de serem potencialmente prejudiciais à saúde, a Henna dificilmente provocará uma reação alérgica (digo dificilmente porque o fato de ser natural não significa que não cause alergia a alguém, olha o amendoim...). Desbota apenas um pouco depois da primeira aplicação, mas a partir da segunda aplicação, mantém a cor bem viva. Além disso, a Henna não possui contra indicações, podendo, inclusive, ser usada por grávidas a partir do segundo trimestre da gestação. E como bônus, deixa o fio encorpado e brilhante, pois penetra os fios e sela a queratina e as cutículas. E pensam que acabaram as vantagens? Pois a Henna também tem ação antifúngica e antibacteriana, contribuindo para deixar o couro cabeludo saudável e os fios mais fortes.

Agora entendem porque simplesmente amo usar Henna? E se você está pensando seriamente em adotar esse produto como alternativa para tingir o seu cabelo, sugiro que dê uma boa olhada no grupo “HENNA-Amor que não desbota” no Facebook.
Então chegamos a Zeena Cosméticos, que é uma marca de produtos de beleza e bem estar, originários do Marrocos, uma terra onde a tradição em cuidados com a beleza é milenar e oferece produtos naturais e 100% orgânicos, além de terem um cuidado especial com nosso lindo planeta azul, pois não utilizam química, não fazem testes em animais e desde a matéria prima até a embalagem, todos os produtos são inteiramente recicláveis e seu padrão de fabricação é rigoroso no respeito à natureza. 
Agora me diz, como não amar? E a minha surpresa (e alegria) quando me ofereceram a Henna para testar, produto que será comercializado apenas no final de 2017?
Já uso a Argila Rhassoul e A-D-O-R-O! É um item permanente na minha rotina de cuidados tanto para o cabelo como para o rosto e assim, minhas expectativas com a Henna estavam altíssimas. E não me decepcionei!

Deixei meu cabelo em torno de 40 dias sem “hennar” (esse “verbo” existe?) com a raiz bem aparente e com aqueles fios brancos e persistentes bem visíveis (sejam gentis com a “modelo” que não está acostumada a postar fotos e está morrendo de vergonha...).
Como tirei a foto dentro de casa e o cabelo no geral está escuro, os fios brancos não ficaram tão aparentes quanto eu gostaria e testei tirar a foto ao ar livre e efeito foi o mesmo. Ainda assim é possível notar que a raiz está com uma tonalidade diferente do comprimento e olhando de perto, percebem-se os fios brancos.
O preparo e a aplicação são exatamente como nas Hennas que já usei. Quem não sabe, a Henna tem um tempo de preparação e aplicação muito diferente das tintas convencionais, e por ser natural, tem que passar por uma processo para liberação de seu pigmento que dura algumas horas, de acordo com a marca. Já usei Henna que liberou pigmento em torno de duas horas e já usei outra marca que tive que esperar quase doze horas para usar. Depois do preparo, deve ficar no cabelo entre duas e quatro horas, dependendo da tonalidade que se quer alcançar.

No caso da Henna da Zeena, a pigmentação foi liberada em torno de quatro horas após o preparo e deixei quase três horas no cabelo (me distraí assistindo TV).
A Henna cobriu os cabelos brancos e manteve o tom castanho acobreado que gosto tanto, como podem ver na foto à esquerda, tirada dentro de casa e sem luz natural direta.
O que mais me chamou a atenção foi o fato de essa Henna praticamente não ter cheiro. Foi algo tão diferente da primeira marca que usei, em que sequer consegui dormir à noite porque tinha a sensação de estar com a cabeça enfiada em um saco de erva mate. O cheiro daquela Henna era tão forte que chegou a me dar dor de cabeça e me fez trocar de marca, para outra que, apesar de ter um cheiro forte, nem de longe era tão intenso (e não me deu dor de cabeça). 
Aproveitei o dia ensolarado para tirar uma foto na rua e mostrar o efeito que a Henna deixa no cabelo quando estamos sob o Sol. Todo o tom acobreado fica bem acentuado e até me perguntaram se eu fiz luzes.
Então posso dizer que a Henna da Zeena Cosméticos está 100% aprovada e será um grande acréscimo no mercado de produtos naturais e orgânicos no Brasil quando for lançada no final deste ano de 2017.
Digo que vale a pena esperar e enquanto isso, temos a opção de usar a Argila Rhassoul e o Óleo de Argan já comercializados pela marca. Além de todas essas informações ,deixo para vocês uma ótima dica: na página da Zeena Cosméticos é possível baixar gratuitamente o e-book (clique aqui) com várias dicas e receitas de cuidados para pele e cabelo, tais como, a de um shampoo purificante, máscara capilar, shampoo oriental, máscara facial, dentre outras (juro que vale a pena!). 
E é claro que a Zenna Cosméticos não para por aí e sei de outras novidades esperando para chegar até aos consumidores brasileiros, mas que envolvem todo um processo de importação que demanda um tempo mais longo em razão da nossa legislação.
Mas o que vai vir de novidade Ane??? Não conto. Só digo que vai agradar e surpreender a todos vocês.
E assim me despeço Inspiretes, esperando que tenham gostado dessa novidade e, se tiverem alguma dúvida, postem nos comentários que responderei o mais breve possível.

Nos acompanhem nas redes sociais:


iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas






23 comentários:

  1. Nossa amei! Post super explicativo, bacana conhecer uma marca que seja bacana e traga um bom resultado para os cabelos. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário! Espero que continue nos acompanhando ^_~

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Foi muito bom ler esse post! Sempre quis ter cabelos ruivos mas tenho medo da química... Agora já estou mais animada em mudar. Nunca troquei a cor, deve ser legal mudar um pouco!

    Beijinhos <3 Blog Tanamoda / Grupo MBB / Natura Online

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila. Que bom que gostou do post, mas olha só, a henna não serve para fazer um teste. A pigmentação é bem forte e é difícil de sair. Entra no grupo do face Henna amor que não desbota e dá uma lida nas dicas que tem por lá. Qualquer dúvida, fique a vontade para perguntar aqui também.

      Excluir
  3. Um post limpo e bem descritivo, utilizando-se de detalhes aos quais você conseguiu com uso próprio, ou seja, não ficamos limitados ao campo da teoria ao ler esse post.
    Quanto a estrutura do texto, é a sua forma de escrever :). Minha escrita é diferente da sua porém não significa que uma é melhor ou pior. Somente, EU não gosto tanto de ler textos em primeira pessoa. Uma maluquice minha... Nada a se considerar :)
    Parabéns pelo post, desejo que seu blog continue crescendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha apreciado.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Aproveitei e fui conhecer teu blog (um amor, por sinal e o nome é show).

      Excluir
  5. Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Visitei teu blog. Muito fofo. Gostei bastante.

      Excluir
  6. Já conhecia sobre a Henna trabalhei num salão especializado em cachos e lá o que mais se usava era Henna,parabéns pela matéria 👏🏾👏🏾👏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou apaixonada pela henna desde que comecei a usar. Só vi vantagem ^_~

      Excluir
  7. Nossa que legal não conhecia nem sabia que existia sério . quero aderi já,gostei do post bem completo parabéns arrazou .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor forma é conhecer bem esse produto incrível e indico participar do grupo no facebook chamado henna amor que não desbota.

      Excluir
  8. Um post maravilhoso, super explicativo e detalhado!! Eu sempre tive receio com produtos de henna, em não pegar a cor ou não durar, mas pra ser sincera nunca peguei para ler sobre. O meu cabelo é natural, no maximo umas luzes, então por enquanto o produto não é pra mim, mas vou guardar a dica pra quando precisar.
    Sucesso ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo comentário. Fico feliz que tenha gostado do post. Quem sabe em um futuro não pense na henna com carinho ^_~

      Excluir
  9. O post foi super bem explicado, amei a forma sincera como você descreveu cada detalhe de suas experiências. Não conhecia muito bem a henna antes disso, gostei muito. :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me alegra saber que tenha gostado. Obrigada pelo comentário.

      Excluir
  10. Haha, amei a dica. Meus pais não me deixam pintar com produtos quimicos, agora vou mostrar esse post e mandar eles negarem

    http://rabiscandohistoriass.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe não quero ser fonte de desavenças com teus pais. Melhor esperar até poder fazer o que quiser com o cabelo. ^_~

      Excluir
  11. Nossa eu nunca tinha ouvi falar nessa Henna que tinje o cabelo de maneira natural, isso é exatamente o que eu procurava, achei um ótimo post, gostei muito desse produto.
    Obrigada por ter visitado o meu blog. Um beijo.

    Rafa, O Mundo De Rafaela
    https://omaravilhosomundoderafaela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Wow! Não conhecia!
    Vou procurar comprar e testar!

    Gratidão por partilhar! <3

    Bju no seu coração!

    ResponderExcluir