iinspiradas

segunda-feira, 17 de abril de 2017

Dormir sem roupas. Você conhece os benefícios dessa prática saudável?

às

E quem não gosta de dormir? Eu adoro! Fato é que esse período de repouso é fundamental para a boa saúde e muitas vezes nos concentramos mais com os cuidados através da alimentação, com dietas saudáveis, e até mesmo de exercícios físicos e não nos atentamos tanto para a manutenção da saúde através do sono.
Então se você dorme com roupas – pijama, camisola, cueca, calcinha, qualquer roupa – deve pensar na possibilidade de dormir pelado(a), pois se dormir já e bom, dormir sem roupa é melhor!


Você sabia que dormir sem pijama/camisola e roupas íntimas pode melhorar a qualidade do sono, diminuir a pressão arterial e evitar fungos na pele?
É necessário que a temperatura corporal diminua para que a pessoa consiga dormir, então propiciar o melhor ambiente para uma boa noite de sono é uma ótima ideia. Dormir sem roupa vai fazer com que o corpo transpire livremente e vai ajudar a regular a temperatura corporal e, por conseqüência, o sono será melhor, mais profundo e contínuo. E essa é apenas a primeira vantagem.

Além disso, você vai dormir bem melhor sem roupas pressionando seu sistema circulatório o que afeta diretamente seu sistema cardiovascular.
Se considerarmos que usamos roupas muitas vezes apertadas (principalmente as íntimas com elásticos), além de permanecermos muito tempo sentados ou de pé durante o trabalho, ajudamos nosso sistema circulatório ao dormir sem roupas, recuperando um fluxo sanguíneo adequado e saudável.
Então, a pele está respirando livremente, a circulação está bem ativa e agora encontramos outro benefício.
Durante o dia, usando roupas íntimas, a área genital fica literalmente abafada (principalmente se usados tecidos sintéticos) o que causa irritação e aumenta a umidade da vagina, transformado-a em um terreno fértil para infecções fúngicas e bacterianas, visto que fungos e bactérias gostam de lugares úmidos, mornos e escuros.
Assim, dormir sem roupas dá ao corpo a oportunidade de se refrescar e diminui a umidade, contribuindo com a prevenção de infecções genitais, reduzindo as condições para incidência de fungos.

No caso dos homens, dormir sem roupa ajuda no aumento de produção de esperma ao diminuir a temperatura dos testículos, pois ao dormir com cueca, os testículos ficam quentes e pressionados, e isso pode afetar a qualidade dos espermatozóides.
Lembra que no início citei que quando dormimos a temperatura do nosso corpo diminui? Pois bem, devido a essa regulação térmica, o cortisol é reduzido (hormônio que auxilia o organismo a controlar o estresse, reduzir inflamações, contribui para o funcionamento do sistema imune e a manter os níveis de açúcar no sangue constantes, assim como a pressão arterial).
Se o corpo estiver muito aquecido durante o sono, os níveis de cortisol tendem a permanecer altos, inclusive depois de acordar, o que leva ao aumento da ansiedade e, por tabela, vontade de comer e o consequente ganho de peso.
Além disso, mantendo o corpo com uma temperatura mais baixa, temos uma boa noite de sono, o que provoca a liberação da melatonina, que é um importante hormônio de anti-envelhecimento.
E já que estamos citando os hormônios, o nosso organismo ao regular a temperatura desperta o sistema hormonal, incluindo o hormônio responsável pelo crescimento (também conhecido como GH, de sua sigla em inglês, Growth Hormone), o que auxilia na reparação e descanso dos músculos e ossos.
E claro, por conseqüência, dormir sem roupas com seu companheiro vai ocasionar um maior contato pele a pele, que aumenta a liberação de ocitocina, também conhecido como o hormônio do amor, responsável pela melhora da libido e do desempenho sexual, agindo em conjunto com a testosterona, no homem, e a progesterona, na mulher, e, dessa forma, a freqüência do sexo aumentará.

Por fim, para quem tem preguiça ou sente frio pela manhã ao despertar e quer deixar o banho para outra hora, vale referir que ao dormir sem roupa o corpo fica fresco, produzindo menos oleosidade, tanto de pele quanto de cabelo, e o banho pela manhã deixará de ser uma necessidade.
Mas fica o alerta, dormir sem roupas de vez em quando não vai trazer esses benefícios citados. É necessário aderir a este costume e praticar de forma constante.
Assim, vale a pena deixar o preconceito ou a vergonha de lado e experimentar a prática de dormir sem roupas, pois a única vantagem que imagino para dormir vestido(a) seria estar prevenido(a) para sair correndo em uma emergência, tipo um incêndio...

Então, considerando as probabilidades que tal aproveitar ao máximo os benefícios de dormir sem roupas e aposentar o pijama e a camisola?


iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas

6 comentários:

  1. Cara estou quase lá rsrs Odeio dormir com roupas, mas não sabia dos benefícios.. As vezes coloco só um shortinho bem larguinho e uma blusa larga também.. sem calcinha.. Mas a vontade era de estar pelada.. mas no momento ainda é dificil.. moro com minha mãe e tenho irmão pequeno que sempre invade minha cama pra dormir comigo rsrs.. Enfim, amei a dica!!

    ResponderExcluir
  2. Dormir com roupas largas que não afetem a circulação já ajuda bastante. É um primeiro passo ^_~

    ResponderExcluir
  3. Que bacana. Amei seu post. Gosto muito de dormir sem roupas quando posso. Meu filho as vezes quer dormir no mesmo quarto ai não da muito certo. Rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí é outro caso hehehehehe. Que bom que gostou do post. Fico muito feliz.

      Excluir
  4. Ane, estou chocada com tantos benefícios! Eu gosto de dormir pelada por me sentir mais fresca, mais limpa. Bom saber que tem todos estes benefícios.
    Beeeijos!
    Nattany Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só quantos benefícios? Eu adoro e faço isso há anos!!!! Que bom que curtiu o post. Obrigada pelo comentário!

      Excluir