iinspiradas

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Os benefícios da escovação a seco da pele.

às

Um dos hábitos mais gratificantes que adquiri nestes últimos meses foi a escovação a seco.
Se nunca ouviu falar sobre isso, te adianto que se trata de uma técnica que auxilia na recuperação, vitalidade e beleza da pele.
Embora praticada desde a Antiguidade na Grécia e no Japão, infelizmente esta técnica não é muito divulgada atualmente, embora apresente excelentes benefícios para a saúde.

Essa técnica consiste em realizar uma suave esfoliação utilizando uma escova com cerdas naturais e macias, desprendendo tecido morto e, por conseqüência, proporcionando uma melhor textura e aparência da pele, estimulando a renovação das células epiteliais.
E claro, este é apenas um dos benefícios da prática desta técnica.
A forma de realizar a escovação a seco é, por óbvio, totalmente sem roupas, iniciando pelos pés, subindo pelas pernas, glúteos, barriga, mãos, braços, ombros, nuca e costas, em movimentos suaves, conforme disposto no desenho ao lado.
Não é necessário mais do que dez minutos neste processo, o qual pode ser realizado diariamente ou, ao menos, uma vez por semana, evitando-se, apenas, a escovação sobre o rosto, áreas da pele com cortes, feridas, erupções cutâneas ou em casos de problemas graves de pele ou que tenham pele extremamente sensível.
Deve-se cuidar, também, se a pele apresentar alguma vermelhidão após a escovação, cuidando para fazer a massagem de forma mais suave, evitando muita pressão sobre a pele.
Realizando a escovação a seco com regularidade, você perceberá vários benefícios no seu corpo, pois essa escovação realiza uma drenagem linfática que estimula o fluxo da linfa no corpo e auxilia no processo de desintoxicação de impurezas e toxinas do organismo.
Além disso, em razão da massagem realizada através da escovação, há um aumento da circulação sanguínea o que pode evitar a formação de varizes e a retenção de líquidos, além de auxiliar na remoção do excesso de oleosidade e impurezas da pela.
Há que se considerar, também, que essa técnica apresenta bons resultados na prevenção e tratamento da celulite.
Não há como definir qual o melhor momento para realizar a escovação, pois deve-se observar como seu corpo reage a essa massagem.
Algumas pessoas podem sentir a escovação como estimulante, e realizá-la pela manhã em razão do efeito revigorante, outras pessoas vêem a escovação a seco como relaxante (meu caso) e praticá-la à noite, aliviando tensões e estimulando um sono tranquilo. Há quem opte, ainda, por realizar a escovação antes do banho, como um complemento de tratamento para a pele.
É importante, ainda, manter a escova utilizada limpa. Lembre-se que você está retirando células mortas da pele e você não quer manter esses resíduos de pele na sua escova, não é? Portanto, após cada uso, é bom bater ou sacudir a escova para remover a pele morta, bem como realizar a higienização da escova com regularidade, lavando e deixando secar ao Sol.
De qualquer forma, independente do horário que for realizada, a escovação a seco, ao entrar na rotina de cuidados, vai trazer benefícios tanto para seu corpo como para a mente, pois o processo produz um efeito calmante, trabalhando sobre a tensão muscular e estresse do corpo.
Não é demais lembrar que a esfoliação a seco aliada a uma alimentação adequada e práticas de atividades físicas vão intensificar os resultados e eles serão visíveis mais rápido.

A esfoliação a seco, além de ser extramente prática e fácil de ser realizada, também é barata, pois necessita apenas a compra de uma escova com cerdas naturais, trazendo vários benefícios para obtenção de uma pele mais suave e macia, despendendo, apenas, alguns minutos por dia.


iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas

38 comentários:

  1. Oi!
    Agora é só lugar o aquecedor no banheiro e começar o momento spa!
    Que Delícia!

    Imagino que pra mim o ideal seria à noite também, só de pensar a respeito já deuma um soninho... hehe

    Ótimo post, super explicativo! 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te juro que é super mega relaxante. Vai amar despender uns minutinhos antes de dormir para fazer essa escovação a seco. ^_^

      Excluir
  2. ola , tudo bem? esta tecnica não conhecia , já ouvi falar em bucha natural no banho , mais achei muito interessante o metodo. bjsss sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar bucha vegetal no banho é uma delícia para esfoliação. Se gosta de usar, temos um post sobre isso aqui no blog: http://iinspiradas.blogspot.com.br/2017/04/usar-bucha-vegetal-so-faz-bem.html

      Excluir
  3. oLá boa tarde, como vai?
    Confesso que desconhecia totalmente dessa técnica, mas depois que vi o seu post, fiquei bastante interessada e vi que realmente tem sentido. Gostei bastante de conhecer esses benefícios, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Espero que experimente fazer a escovação a seco. Vai adorar. Só benefícios para a pele! Bjs

      Excluir
  4. Oi! Gente, desconhecia essa técnica, mas parece ser bem interessante. Para mim o ideal seria a noite, pois fico bem relaxada com qualquer tipo de massagem ou algo do tipo... Irei experimentar essa técnica!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz, te digo que se fizer a noite, vai dormir bem melhor. É super relaxante! Bjs

      Excluir
  5. Que bacana saber dessa informação, essa técnica é muito boa e faz bem a pele. A técnica parece ser uma massagem, trás muito benefícios bom, fiquei bastante interessada, vou adquirir uma escova com cerdas e fazer aqui bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma massagem, mas está mais para uma drenagem linfática. Ativa a circulação e relaxa. Eu adoro.

      Excluir
  6. Que técnica incrível, que ajuda na pela❤️Irei experimentar, pois é sempre bom dedicar um tempinho para a nossa pele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Te digo que vale muito a pena gastar uns minutinhos por dia para fazer isso. Faz muito bem para a pele e, por tabela, para a mente, diante do efeito relaxante!

      Excluir
  7. É um excelente post e uma novidade para mim. Eu ainda não conhecia essa técnica e fiquei surpreso com todos os benefícios. É uma prática fácil de fazer em casa e não exige equipamentos sofisticados. Eu adorei conhecer os benefícios da escovação a seco da pele e irei experimentar, com certeza.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo lindo comentário. Fico muito feliz que tenha apreciado o post. E como disse, é uma técnica super fácil de fazer em casa e traz muitos benefício. Tenho certeza que vai apreciar muito.

      Excluir
  8. Essa técnica já me deixou muito interessada e com vontade de fazer! É realmente um método barato para se realizar mesmo e ainda não requer muito tempo. Podemos nos cuidar de forma mais fácil! Adorei a info do post

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daiane. É mesmo um método muito acessível e fácil de fazer. Alguns minutinhos por dia e muitos benefícios! Que bom que gostou do post. Fico muito feliz. Bjs

      Excluir
  9. Olá, tudo bem?
    Nossa, era praticada desde o Japão e Grécia antigos, deve auxiliar bastante a manter a pele saudável e com melhor textura. Adorei o post, pois além de trazer a técnica, você demonstrou como fazer o procedimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. E com razão, uma técnica que dura há tanto tempo só pode ter seus resultados confirmados e por isso, ainda ser utilizada. Fico feliz que tenha gostado do post. Bjs

      Excluir
  10. nao doi nao ? eu vou tentar nunca tinha ouvido falar assim
    trazem muitos beneficios mesmo seu post explicou bem

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar sobre essa técnica, mas depois desse post e com tantos benefícios na escovação a seco na pele, acho que estou precisando começar a usar também para relaxar. Adorei bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fabi. Te digo que essa técnica é maravilhosa. Experimenta. Vai amar! Bjs

      Excluir
  12. Oi, tudo bem? Já conhecia essa técnica e quem me ensinou foi minha mãe. Gosto muito dela e costumo fazer a noite. Mas ultimamente tenho evitado um pouco porque estou morando numa cidade, que nesta época é muito seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal saber que tua mãe te ensinou e que bom que gosta dessa técnica. É uma maravilha, não é? Bjs

      Excluir
  13. Oi,
    Gostei muito de conhecer essa técnica, confesso que não conhecia. Dever ser muito relaxante. E algo que também precisa de tempo. Gostei muito do seu post.
    Abrçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é muito relaxante, mas não precisa de muito tempo. Que bom que gostou do post. ^_^

      Excluir
  14. Menina, tenho que te dizer que eu nunca tinha ouvido falar sobre escovação de pele a seco. santa ignorância. kkk. E é o tipo de coisa que você ouve e já imagina as sensações. Vou experimentar com certeza e depois volta pra te contar. obrigada pela dica. bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, volte para contar sobre tua experiência! Quero saber o que achou. Bjs

      Excluir
  15. Não conhecia, é tão bom ter algo alternativo que relaxe! Eu sou muito tensa, banho para mim é como se fosse um remédio.. vou testar qualquer dia fazer isso! Parabéns e obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te digo que se fizer essa massagem depois do banho, vai amar! ^_~

      Excluir
  16. Oi Ane, tudo bem?

    Não conhecia esse procedimento, mas já fiquei muito curiosa e com vontade de experimentar, pois me parece simplesmente fantástico. Eu adoro descobrir essas técnicas mais naturais, pois elas acabam não agredindo a pele de maneira agressiva, são mais suaves. Adorei o post, com certeza vou começar a praticar!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que vim que gostou do post. Fiquei muito feliz. E mais ainda por saber que te incentivei a testar a escovação a seco. Sei que vai Amar. Bjs

      Excluir
  17. Algumas técnicas são boas, mas algumas que ela promove ainda não foram concluídas, mas acho que vale a pena fazer o teste, algumas pessoas elas fazem muito bem.

    ResponderExcluir
  18. Que bacana! Adorei isso! Vou começar a fazer já!
    Como têm coisas que são excelentes pra nossa saúde e a gente não faz a menor ideia. Eu não conheceria a técnica na escovação a seco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que pude te apresentar algo novo. Tenho certeza que vai gostar. Bjs

      Excluir
  19. Oii tudo bem?
    Não conhecia esse procedimento, mas adorei. Parece ser muito bom. Não acredito que seja tão antigo assim e mal seja conhecido, é uma pena. Adorei saber que ajuda na circulação, pois trabalhei uns meses em pé e começaram a aparecer as malditas varizes e a dor é horrível :(
    Vou testar com certeza, obrigada pela dica <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paula. Tenho certeza que vai adorar esse procedimento. 😉

      Excluir