iinspiradas

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Entre o liso e o cacheado, existe o ondulado!

às

Quando olhamos os comerciais sobre produtos para cabelos, os anúncios estão oferecendo “lisos perfeitos”, “cachos controlados” e “crespos poderosos”. Porém, entre o liso e o cacheado, existe o ondulado!
Pois bem, eu quero um cabelo ondulado, perfeito, controlado e poderoso!

Você já viu algum comercial direcionado exclusivamente para os cabelos ondulados? Eu não vi. Geralmente o que se percebe são produtos para cabelos cacheados BARRA ondulados, como se cachos e ondas fossem a mesma coisa.
É possível perceber que ao se falar sobre cabelos, liso é liso e ponto. Já os ondulados, cacheados e crespos, todos são declarados como tendo cachos, que são definidos como sendo de 2A a 3C, sendo diferenciados de acordo com o tipo de cacho, conforme tabela abaixo.



Todavia, com o tempo ficou evidente que os cuidados de um cabelo crespo é bem diferente dos cuidados para os cabelos cacheados, como, por exemplo, a quantidade do produto utilizado, forma de pentear, secar, finalizar, etc.
E assim foram se definindo os diferentes aspectos e cuidados entre os crespos e os cacheados. E nada mais justo. Não são o mesmo tipo de cabelo e exigem cuidados distintos.
Desta forma, podemos encontrar muitos tutorias, receitas, dicas para cuidar dos cabelos crespos (tipo 4) e cacheados (tipo 3), mas os ondulados acabaram ficando em um limbo capilar, ainda sendo considerados como “um tipo de cabelo cacheado”.
Outra forma que já vi muitos se referirem aos ondulados, é “aquele cabelo que não é bem liso, mas também não tem cachos definidos”. Ou seja, a definição dos ondulados é dizendo o que ele não é...
Mas vamos lá, afinal, o que um cabelo ondulado tem de diferente dos demais?
Os cabelos ondulados tem forma de ondas, assemelhando-se a um “S” e tem os fios mais sedosos, com as raízes com pouca ondulação, sendo mais oleosos na raiz e secos nas pontas, além de serem suscetíveis ao frizz.
Então vamos esclarecer: cabelos ondulados não são um meio termo entre liso e cacheado. São, isso sim, um tipo específico de cabelo.
Eu tenho o cabelo ondulado e me incomoda um pouco essa falta de atenção com esse tipo em especial. Meu cabelo é fino (bem fino mesmo), oleoso na raiz, mais seco nas pontas e no meio, estão as ondas.
Particularmente eu aprecio essa aparência casual e levemente rebelde que os cabelos ondulados proporcionam, mas tenho que enfrentar duas lutas: definição e frizz.
Como não existem produtos específicos para cabelos ondulados, vamos nos virando com o que tem, fazendo experiências, usando de tudo um pouco até achar o que efetivamente funciona.
Não dá para determinar uma regra de cuidados para os cabelos ondulados. Tudo vai depender de como seu cabelo é e de como quer que ele fique: ondas mais definidas desde a raiz, do meio para as pontas ou só nas pontas, com ou sem volume, etc. E esse tipo de cabelo tem essa versatilidade e tudo vai depender da finalização que fizer, você é quem decide.
No meu caso, gosto quando ele forma ondas desde a raiz e que tenha um certo volume. Mas meu cabelo é fino, oleoso na raiz e com tendência a ficar seco nas pontas e tenho que dar a devida atenção a cada um desses aspectos.
Como é muito fino, ainda não encontrei um creme de pentear que não deixasse meu cabelo pesado e sem forma, mesmo usando uma quantidade pequena. Testei várias marcas e o resultado sempre foi o mesmo. Então aboli esse tipo de produto.
Já testei ativadores de cachos, mas esses produtos sempre deixaram meu cabelo duro e sinceramente, não são cachos que eu quero, é a definição das ondas do meu cabelo. Já não os uso mais.
Acabei descobrindo que meus cabelos amam os shampoos sólidos. Por serem finos e mais delicados, esses shampoos proporcionaram uma limpeza suave e dão brilho e vida aos meus fios. Indico (em ordem alfabética) marcas que uso e gosto muito: Fefa Pimenta, Sementes de Gaia e Tulipa Produtos Naturais, todos feitos de forma artesanal, com ingredientes naturais e zero química.
Percebi, também, que meus cabelos preferem máscaras aos condicionadores. Considerando que o shampoo sólido é um tratamento excelente para o cabelo, ao invés de condicionador eu uso um pouco de máscara para ajudar a desembaraçar o cabelo e depois enxaguar (sim, desembaraço o cabelo durante o banho). Ainda não encontrei uma máscara 100% natural que me agradasse. As que testei, deixaram meu cabelo seco e optei para usar máscaras liberadas para a técnica low poo, que tem uma composição livre de químicas mais agressivas.
Para definir as ondas e dar um pouco de volume, descobri no Puro Gel de Aloe da marca Livealoe um grande aliado. Eu simplesmente me apaixonei por esse produto, que por ser natural, não prejudica em nada o cabelo e deixa meu cabelo leve e solto, bem como eu aprecio e o melhor, sem frizz.
E assim, fazendo misturas e experimentos (por agora estou testando manteigas capilares e logo mais faço resenha sobre isso), vamos descobrindo o que define melhor as ondas dos nossos cabelos, o que acaba com o frizz, o que ajuda a dar movimento, brilho e tudo o mais que desejamos para os nossos fios. Paciência e perseverança são as palavras chaves nesta empreitada.
Então, para você que tem cabelos ondulados, não se prenda ao que ele não é, mas se detenha nas características incríveis que ele tem. Você tem um cabelo versátil e tudo o que precisa fazer é conhecê-lo bem e descobrir o que é o melhor para ele e acima de tudo: ame loucamente seu cabelo!




12 comentários:

  1. Concordo. Quase não vemos coisas para onduladas. Acho lindo. Despojado e casual. Quantas vezes vemos pessoas tentando deixar nesta forma o cabelo. Parabéns! Amei! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Eu também tenho o cabelo ondulado e fico indignada por não encontrar produtos específicos para meu cabelo. O meu cabelo é fino e muito volumoso, coisa que não gosto. O frizz dele me incomoda muito, assim como o fato dele não ter muita definição.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  3. Eu acho lindo essa diversidade de tipos de cabelo! Ainda bem que atualmente as marcas estão criando produtos específicos para cada tipo, só procurar! Acho lindo cabelos ondulados, eles tem um ar despojado e despretencioso, juntando com um bom corte fica maravilhoso!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem ?
    Eu acho lindo cabeços ondulados.
    Adorei o post ^_^
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Também nunca vi um comercial para cabelos ondulados, meus cabelos são lisos mas acho lindos cabelos ondulados. Cabelos ondulados tem o seu charme, pena que não vimos muito falar em produtos para os ondulados, mas como as marcas estão sempre dando opções para os cabelos, quem sabe elas vem com novidades para os ondulados, bjs.

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Acho lindo cabelos ondulados, toda mulher tem o sonho de ter o cabelo da Gisele Bündchen. kkkk
    O meu é cacheado e dá um trabalho cuidar, preferia que fosse ondulado, mas infelizmente não dá para escolher.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ooi tudo bem ? sao tantas variedade de cabelo né cada um com a sua beleza isso que encanta o meu é a mistura do ondulado com o cacheado

    ResponderExcluir
  8. OI,
    Com certeza temos que conhecer bem nossos cabelos para aprender a cuidar, em relação aos produtos eu também acho que as empresas deveriam criar mais produtos para cada tipo de cabelo em especifico, mas até que estão mudando mais esse conceito de só liso perfeito e estão dispostos a criando outros tipos. Meu cabelo é cacheado e se tem uma coisa que não gosto é quando falam que um certo produto é para controlar os cachos, mas eu não quero controlar eu quero cuidar e que ele fique bonito do jeito que é volumoso ou não. Gostei do post, bjs!

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. muita informação Boa, o meu é ondulado mas tem dia que ele tá tipo igual o 2B e o 2C . meu cabelo tem personalidade própria kkk adorei o post.

    ResponderExcluir
  10. Queria muito deixar o eu cabelo ondulado eu acho tão bonito o meu era um liso cacheado mais eu sempre do progressiva nele mais ondulado eu acho bem bonito

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu enquanto rapaz, não sei dizer qual o tipo do meu cabelo kkkkk, tenho o cabelo curto, e de vez em quando encaracola!
    Não sabia que havia assim tantas diferenças entre os cabelos, muito bem escrito!
    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Meu cabelo é cacheado e sou uma pessoa feliz por agora ter tantas opções para eles.
    Infelizmente, realmente não se vê muitos produtos específicos a cabelos ondulados e imagino a dificuldade em encontrar algo que deixe os cabelos da forma como você quer. Minha mãe tem o mesmo problema, porque ou os produtos deixam o cabelo pesado ou o tornam lisos kkkkk

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir