iinspiradas

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Sabonetes: você sabe o que tem passado na sua pele?

às




Duas coisas aconteceram recentemente que me motivaram a escrever sobre sabonetes: uma muito boa e outra assustadora.
Recebi da querida Cíntia da FlorahCosmética Artesanal "Florá" vários sabonetes de argila (quase um arco íris de sabonetes de tantas cores diferentes) e, óbvio, prontamente comecei a usá-los. E que delícia. Impressionante como um bom sabonete natural pode fazer bem para a nossa pele.
Neste momento me dei conta que desde que comecei a trocar os cosméticos tradicionais por cosméticos naturais e/ou orgânicos, eu não tinha me preocupado com esse produto e continuei usando os tradicionais.
Mas então algo aconteceu...

Em um grupo no Facebook eu vi uma “super dica” para limpar panelas com aquela gordura queimada, sem esforço e sem o uso de esponja de aço: usar o sabonete Lux branco.
Assisti o vídeo, vi as fotos e me impressionei com os comentários do tipo “maravilhoso”, “sim, funciona”, “espetacular”, “perfeito”, “testei e funciona mesmo” e, em meio a esses comentários eu ainda estava completamente pasma pelo fato de um sabonete tirar a gordura queimada de uma panela e meu pensamento era: caramba, passamos isso no corpo...

Assista o vídeo:



Agora pense o que um sabonete assim pode fazer com a nossa pele. Imagine no rosto, onde a pele é mais fina e sensível e se irrita com mais facilidade e precisa, na verdade, de produtos suaves.
Bom, eu comprei um sabonete Lux para testar (sou curiosa mesmo. Testei e estarrecida eu digo que funciona) e estava tão chocada com meu descuido em relação aos sabonetes que precisava saber mais sobre a composição desse produto.
Pois bem, usamos sabonetes para retirar o suor e a poeira da rua que se acumula em nosso corpo e, claro, para nos perfumar (quem não ama um sabonete cheiroso?).
Agora, o que você faria se soubesse que seu sabonete é composto de gordura animal (sebo processado), conservantes (já se perguntou por que um sabonete dura tanto tempo guardado?), parabenos, triclosan e triclocarban (pesticidas antimicrobianos),  formaldeído, álcool isopropílico, dioxano, e, claro, perfume (algo tem que disfarçar o cheiro do sebo eu imagino).
E a cereja do bolo: Lauriléter sulfato de sódio e lauril sulfato de sódio que são detergentes e surfactantes que podem causar irritação da pele ou desencadear alergias. Daí tanta gente ter reações ao uso de sabonetes comuns.
E não podemos esquecer que muitos ingredientes que compõem os sabonetes sequer aparecem no rótulo, estando inseridos, de forma genérica, como “fragrância”, “perfume” ou “aroma”, cuja composição exata está protegida por lei, não sendo necessário que a empresa coloque a integralidade dos compostos nos rótulos.
Pois bem, conversando sobre esse tema com minhas companheiras de blog, ouvi a seguinte pergunta: "então dona Ane, e agora o que eu vou usar para tomar banho?".
Para responder, vamos voltar ao início desse post.
Como eu disse antes, uma das coisas que me motivou a pensar mais seriamente sobre sabonetes foi ter recebido vários sabonetes da Florah Cosmética Artesanal, todos artesanais e naturais.
E aí reside a diferença entre os sabonetes tradicionais e os naturais: a sua composição.
Os sabonetes naturais são feitos com óleos e manteigas vegetais, extrato de plantas, óleos essenciais os quais detém uma fórmula única, personalizada, com determinado fim terapêutico e com propriedades antifúngicas e antibacterianas, de acordo com o artesão ou a empresa que o produz.
Não podemos esquecer que a pele é o maior órgão do nosso corpo e nossa principal defesa contra várias doenças, razão pela qual devemos evitar ao máximo utilizar sobre ela produtos químicos, sintéticos, alergênicos e potencialmente nocivos.
Ademais, por não se degradarem facilmente, os componentes dos sabonetes tradicionais produzem poluição hídrica, devastando rios e mares com produtos químicos e prejudicando a biodiversidade pluvial e marinha.
Pensando assim, devemos buscar os sabonetes com os melhores ingredientes, aqueles efetivamente saudáveis, que não causarão alergias, reações adversas e que vão hidratar efetivamente nossa pele.
Afinal, se podemos usar algo saudável e acessível para proteger a nossa pele (e de toda a família), porque não experimentar algo que só traz benefícios, além de serem produzidos por pessoas e empresas preocupadas com o impacto ambiental e que não realizam testes em animais?
Como consumidores, devemos ser responsáveis em nossas escolhas, compreendendo como nossas decisões afetam nossa família e o meio ambiente.
Então, escolha sabiamente. Escolha o natural.
Aproveite para dar uma olhada na página da Florah, que além dos sabonetes de argila, também tem sabonetes de Calêndula com Própolis, Alecrim e Pepino, Açafrão, Aveia, bem como sabonete líquido, além de outros produtos 100% naturais.
E o sabonete Lux que eu comprei? Bom, esse foi para a cozinha, para limpar panelas...



iinspiradas@gmail.com
aneossanes@gmail.com
@iinspiradas
@aneossanes
(ins)piradas



27 comentários:

  1. Interessante a sua pesquisa, vou optar por usar sabonetes naturais pra ver o resultado 😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e tenho certeza que vai amar os produtos naturais.

      Excluir
  2. Oi Ane. Bom o seu post e sim reflecte a realidade que a maior parte dos consumidores não sabe o que compra e muito menos o que consome. O nosso dever é acima de tudo tentar passar informação às pessoas, para que estas possam escolher em consciência. Não interessa só vender, interessa vender o que a pessoa precisa. E sim, os cosméticos naturais fazem efectivamente a diferença, porque a nossa pele os reconhece e aceita na integra (estão de acordo com a sua verdadeira natureza), o que não acontece com os sintéticos, tantas vezes responsáveis por inúmeras alergias.
    Continuação de boas escolhas, saudáveis e naturais.
    Obrigada :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelo lindo comentário. E acho que temos que divulgar o máximo possível os produtos naturais e os benefícios que trazem, não apenas a nós, mas também para o meio ambiente.

      Excluir
  3. Ane, sempre aprendo MUITO com você!
    Um choque de realidade!!!! OBRIGADA por compartilhar sua experiência conosco !
    Aprendendo a me cuidar ❤

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelo comentário tão lindo!Me emocionou de verdade. Fico feliz que tenha podido ajudar de alguma forma nas tuas escolhas por produtos naturais.

    ResponderExcluir
  5. Ane, as vezes eu penso se Deus não te deu esse dom de escrever, nesse momento da sua transição de produtos, coincidindo com a criação do blog com o objetivo de abrir alguns (ou muitos) olhos. E as vezes eu tenho certeza! O que você faz é mais que um hobbie, é inspiração! Parabéns :*

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada pelas lindas palavras!!!! Juro que enrubesci!!! Escrever sobre produtos saudáveis tem sido uma grande inspiração para mim e poder dividir isso através do blog é uma recompensa!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei mega curiosa e super afim de testar esse sabonete de argila!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabonetes de argila são maravilhosos, principalmente para o rosto. Tenho certeza que vai amar.

      Excluir
  8. Não sabia disso, credo! que horror! então o sabonete tem tanta quimica que limpa uma panela com isso? a partir de hoje tentari usar somente sabonetes naturais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei assustada quando vi o vídeo. Não dá para usar algo que serve para limpar panelas no corpo... Os sabonetes naturais são a melhor alternativa.

      Excluir
  9. Amei seu post,eu só uso sabonete aretesanal,e a pele fixa ótima bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou. Fico feliz em saber que já usa sabonetes artesanais. São ótimos mesmo.

      Excluir
  10. estou trocando meus produtos pelos produtos naturais e sim, há uma grande diferença...como a pele reage e fica depois de algum tempo de uso. Responde muito bem além de ajudar a natureza. Gostei do post... preciso conhecer mais da marca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post. Me alegra saber e mais ainda por saber que já optou pelos produtos naturais. Precisamos muito cuidar da nossa saúde, em todos os detalhes.

      Excluir
  11. Olá Ane, gostei bastante do seu post e pesquisa. A verdade é que o natural é sempre melhor. Estou na procura desses sabonetes e já vou dar uma olhada na Florah Cosmética Artesanal. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post! E concordo contigo, natural é sempre melhor ^_~

      Excluir
  12. Adorei o video eu não uso os sabonetes de argila mais eu uso as argilas mesmo o pozinho, e adoro eu sempre uso sabonetes próprio pra o rosto justamente como você disse e uma pele sensível e requer muito cuidado adorei muito sua dica

    ResponderExcluir
  13. Eu amo máscaras de argila também, tanto para o rosto como para o cabelo. São maravilhosas.

    ResponderExcluir
  14. Oie, tudo bem?
    Credoooooo não sabia dessa função do sabonete lux não!
    Ainda bem que eu já troquei de sabonete faz tempo, como você disse a nossa pele é sensível, imagine o estrago que o lux faz. Vou até alertas as minhas amigas disso...
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei chocada com o que um sabonete pode fazer. Muito melhor um sabonete natural e saudável ^_~

      Excluir
  15. Que babadooooo!! Não sabia disso, choquei! Aqui em casa temos o costume de usar o sabonete da Natura, mas de vez em quando minha mãe compra o Lux.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, agora mostra o vídeo para ela e manda o Lux para a cozinha hehehehe

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. eu juroooo que ia fazer um post sobre issooooooo *0* to num grupo de pessoas que moram sozinhas e toda hora alguém posta isso do sabonete/panela lá hahaha AMOO a ideia de lavar panela assim e além do mais a mão fica cheirosa hehe mas acho que qualquer sabonete ajuda na limpeza já que normalmente contém as mesmas substâncias se for de origem animal, como exemplo o lux. Pra pele eu particularmente recomendo usar sabonete de origem vegetal, pq esfregar gordura animal pelo corpo é nojento a beça, né non?

    desde que virei vegetariana só uso sabonete granado ele é 100% vegetal e menina, pro cê ver o quanto minha pele mudou!!
    amei o post e vou confessar; queria o sabonete de argila pra lavar o rosto hehehe :p

    http://sariandooporai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Eu amo os produtos da Granado (principalmente para a minha filha de 4 anos, compro para ela todo o kit, sabonete, xampu e condicionador). Te conto que quase tive uma síncope quando vi o vídeo do sabonete limpando panela. Não dá para usar esse treco no banho depois disso. Que bom que gostou do post, fico muito feliz em saber. E tenta achar um sabonete de argila para o rosto: é MARA!

    ResponderExcluir